Foto: Miguel Barriga

Andanças - 8ª Edição
Festival Internacional de Danças Populares
25 a 31 de Agosto 2003, São Pedro do Sul

A PédeXumbo traz de novo ao terreiro a dança e a música tradicionais. Na sua 8ª edição, e de 25 a 31 de Agosto o Andanças vai reunir no mesmo espaço todos os que chegam, não para ver mas para fazer.
Durante o dia, decorrem oficinas de dança, à noite... baila-se!


 

A PédeXumbo traz de novo ao terreiro a dança e a música tradicionais. Na sua 8ª edição, e de 25 a 31 de Agosto, o Andanças vai reunir no mesmo espaço todos os que chegam, não para ver mas para fazer. Uma vez mais o Festival Internacional de Danças Populares vai decorrer na Aldeia de Carvalhais, em São Pedro do Sul, num clima de contacto com a Natureza, propondo-se o acampamento no sopé da montanha.

Um espaço de partilha e resultado do trabalho que a associação PédeXumbo realiza no campo da divulgação das danças tradicionais, o Andanças continua assente no conceito de “cultura participativa”. Durante o dia, decorrem as oficinas de dança, dada a forte aposta na componente pedagógica e na difusão da dança de uma forma participada e dinâmica.

Em simultâneo, decorrem todas as acções paralelas que se integram na filosofia do Andanças, e que passam tanto pelas actividades manuais e tradicionais - cozedura do pão, escultura - como pelo trabalho em madeira, pelos ritmos musicais, pelo canto tradicional, pelo teatro de rua, e pelos passeios pedestres.À noite... baila-se!

A miríade de experiências apresentadas extravasa os limites dos países e das nações, levando à descoberta de outras culturas, de uma forma natural e enriquecedora. É neste sentido que o Andanças promove as danças do mundo de raiz tradicional.

Actividades para crianças
A ocupação dos mais novos tem sido uma prioridade. Por isso, em 2003, as crianças podem contar de novo com as histórias à fogueira, a construção de brinquedos, as danças, a construção de mobiles, a expressão musical, o fabrico de papel e as pinturas de rosto, entre outras.

 

 

Associação apoiada pelo Min. da Cultura - IPAE